Liderança

[ Por Bruno Melo, em 21/05/2013 | Comportamento, Destaque, Slide ]

Você sabia que o DNA de cães e lobos são mais de 99% semelhantes?

Isso não é coincidência: cães são descententes próximos dos lobos. Quando a humanidade começou a viver em aldeias, acabou criando uma nova opção de alimentação para os lobos das redondezas. Os restos de comida jogados fora representavam uma fonte de alimento fácil para os animais.

Os lobos então começaram a tirar vantagem dessa fonte, e o grupo que já tinha características genéticas de ser mais tolerante à presença humana permaneceu próximo das aldeias, e seguiu um caminho evolutivo diferente dos mais ferozes e ariscos, que preferiram continuar caçando e distantes.

A reprodução destes lobos “mansos” foi refinando cada vez mais essa carga genética de aceitar o convívio com humanos e a vida nas aldeias. Após algumas gerações, essa prole foi sendo domesticada (ou se auto-domesticando?), e surgiram assim os primeiros cães.

Isso mesmo, os cães só existem por causa da de uma variante da famosa seleção natural.

imagine

Ahh, Darwin.

No entanto, mesmo com essa nova “moradia” estável e a facilidade no acesso a alimentos, algumas condutas dos lobos permaneceram inatas aos cães, principalmente o conceito de alcatéia (ou matilha, depende do Pasquale). A matilha é a estrutura social dos lobos/cães, com uma hierarquia bem definida onde cada membro tem a sua posição, numa verdadeira “pirâmide”.

Na base da pirâmide estão os membros mais submissos (mais fracos ou filhotes). No topo, o líder da matilha, o qual tem vários privilégios – se alimentar primeiro, por exemplo – e deveres, tais como zelar pela segurança da matilha e a procura por alimento. Ao líder também recai a responsabilidade de definir das regras que vão garantir a perpetuação da matilha, regras essas que todos os membros devem respeitar e se submeter.

imagine

Hierarquia da matilha, ou quase isso

Os cachorros ignoram que somos de espécies diferentes, e consideram a nós humanos como membros de sua matilha. Isso é ótimo para a convivência, exceto se as atitudes do humano acabem tornando o cachorro o líder dessa matilha, e é muito fácil de identificar estes casos:

  • Cachorro que puxa o dono na hora do passeio, mantendo a guia sempre esticada ao máximo
  • Cachorro que reage violentamente e não deixa nenhum outro se aproximar do “dono”
  • Cachorro que rosna quando alguém chega perto na hora que ele está se alimentando ou bebendo água
  • Cachorro que se recusa a obedecer instruções e comandos

Acho que todos conhecemos algum cachorro assim, certo? Naturalmente os cães buscam diariamente descobrir qual o lugar que ocupam dentro da hierarquia da matilha, por meio de pequenos testes e desafios com outros membros. E este é o grande desafio do humano: reconhecer estes pequenos desafios e NUNCA deixar o cão sair “vitorioso” deles, pois cada “vitória” canina signifina um pequeno passo dele em direção à liderança da matilha.

imagine

Dica: ele está te testando

E é por isso que o Manual do Cão existe: para ensinar a vocês quais as pequenas atitudes diárias que vocês precisam ter frente aos seus cães para que eles entendam quem é o líder desta matilha.

Continuem com a gente. Sejam líderes!

123123123

Comments are closed.